Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina realiza reunião com deputados estaduais
Durante o encontro foi solicitado recursos para a revitalização do calçadão e apresentado o projeto Eixo 2050
O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina promoveu mais um encontro com deputados para cobrar recursos para a realização de obras na cidade. O encontro, realizado na Associação Comercial e Industrial, teve como objetivo principal solicitar cerca de R$29 milhões para a ressignificação do quadrilátero central, com o enterramento da fiação elétrica e telecomunicações, além de apresentar o projeto Eixo 2050, com a abertura de duas estradas e a construção de duas pontes sobre o Rio Tibagi para o desenvolvimento regional pé-vermelho. A presidente da Acil, Vera Antunes, avaliou de forma positiva a reunião e disse que é preciso unir forças para buscar melhorias para Londrina.
O Projeto Eixo 2050 prevê o desenvolvimento regional pé-vermelho com a construção de duas estradas no sentido leste-oeste do município. A primeira estrada parte da BR-369, em Arapongas, passa por Londrina ao norte da zona de amortecimento da Mata dos Godoy e segue até a PR-090, em Assaí.
A segunda estrada parte da BR-369, em Apucarana, e passa ao sul da zona de amortecimento da Mata dos Godoy, seguindo por Guaravera, Irerê, Paiquerê e São Jerônimo da Serra, até a PR-090, em Nova Santa Bárbara. Parte dessa estrada aproveita um trecho da PR-445, entre Guaravera e Irerê. Ambas as estradas devem cruzar o Rio Tibagi, e, por este motivo, exigem a construção de duas novas pontes.
Para o encontro foram convidados os deputados estaduais, Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Jairo Tamura e Tercílio Turini, que disse que apenas uma das estradas seria viável para a região e que para isso é preciso tornar as estradas estaduais.
O deputado Cobra Repórter ressaltou que para a realização das obras é necessário a elaboração dos projetos e com urgência em apresentá-los ao Estado. O deputado Jairo Tamura disse que as estradas são importantes, mas que é necessário focar na construção dos contornos de Londrina.
A deputada Cloara garantiu que vai lutar pelas pautas, mas que é preciso ter os projetos para o desenvolvimento das obras e que uma das prioridades é realizar a revitalização do calçadão.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Londrina, Marcos Rambalducci, garantiu que a prefeitura vai acelerar a elaboração dos projetos através de parceria com a iniciativa privada, além do chamamento de aproximadamente 30 profissionais da área de arquitetura para integrar a equipe municipal.
Essa é a segunda reunião realizada entre o núcleo de desenvolvimento e deputados.