QUINTA, 03/01/2019, 18:38

Número de feriados prolongados em 2019 é menor do que em 2018

Comércio comemora apesar de ainda registrar prejuízos com os recessos.

No ano passado dos 12 feriados nacionais 11 foram prolongados. Nesse ano de 2019, nove feriados nacionais são prolongados. Volume menor do que em 2018, quem comemora são os comerciantes.

Além desses, têm os feriados municipais dia 28 de junho, padroeiro de Londrina, cai numa sexta-feira, o dia 10 de dezembro, cai numa terça-feira, mas na cidade o comerciante trabalha no feriado e troca por outro dia a folga. ​

Apesar de ser menor o volume a Fecomercio de São Paulo, calcula que esses feriados vão render R$ 7,6 bilhões à menos para o varejo brasileiro ​em 2019.

De acordo com o diretor comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, Ângelo Pamplona, em 2018 a perda foi superior a R$ 11 bilhões em todo o País.

Ainda de acordo com Pamplona o fato de o Carnaval cair no mês de março nesse ano, também favorece o comércio que não espera para contratar após esse período se antecipa e consegue se programar melhor.

Os feriados nacionais são: dia 1º de janeiro, na terça-feira, já celebrado; Carnaval dias 4 e 5 de março, segunda e terça-feira; 19 de abril é celebrada a Paixão de Cristo, cai na sexta-feira; o Dia de Tiradentes cai em um domingo, dia 21 de abril; dia 1º de maio em uma quarta-feira é comemorado o Dia do Trabalho; dia 20 de junho é celebrado o Corpus Christi, em uma quinta-feira; a Independência do Brasil cai no sábado dia 7 de setembro; Padroeira do Brasil dia 12 de outubro será celebrado em um sábado também; Dia de Finados, 2 de novembro em um sábado;  15 de novembro a Proclamação da República que cai na sexta-feira;  e por fim dia 25 de dezembro, o Natal nesse ano será celebrado no meio da semana em uma quarta-feira.

Por Bruno Carraro

Comentários

Publicidade