OAB reforça campanha contra o Golpe do Falso Advogado; prejuízo no país chega a R$ 2,8 bilhões
Criminosos exploram a vulnerabilidade de cidadãos, utilizando dados de processos públicos. OAB Londrina registra dezenas de casos somente neste ano
A OAB Londrina vem a público reforçar um alerta urgente à população sobre a escalada do Golpe do Falso Advogado, um crime que tem feito dezenas de vítimas, muitas delas pessoas simples que perdem economias ou aposentadorias. Somente neste ano, um canal de denúncias da OAB Paraná registrou 58 casos na cidade. Em todo o país, os prejuízos somam R$ 2,8 bilhões.
De acordo com o presidente da OAB Londrina, Mário Xavier, os criminosos têm se passado por advogados, utilizando indevidamente nomes, números de inscrição, documentos e até fotos de profissionais reais para enganar cidadãos.
Segundo a Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado da OAB Paraná, os golpistas acessam informações processuais públicas. Em seguida, abordam as vítimas por telefone, WhatsApp ou redes sociais e oferecem supostos acordos, desbloqueios de valores, depósitos judiciais ou soluções rápidas para processos.
Os casos acontecem, conforme relataram os dirigentes de Ordem, em todas as regiões do Paraná. Por isso, a OAB sempre ressalta: advogados não solicitam pagamentos via PIX, contas de terceiros ou transferências antecipadas para liberação de valores judiciais.
Para auxiliar no registro dos casos, a OAB Paraná possui um canal exclusivo no endereço denuncia.oabpr.org.br, onde os advogados podem registrar tentativas de golpe. No entanto, é essencial também o registro de um Boletim de Ocorrência, especialmente após a concretização do crime. Com base nessas informações, a Polícia Civil tem atuado na tentativa de coibir essas práticas.