SEXTA, 19/04/2024, 15:37

Obras de manutenção de pontes no norte pioneiro recebem mais de R$ 7,6 milhões em investimentos

O contrato inclui sete pontes e uma galeria em Santo Antônio da Platina e outros seis municípios da região

A ponte sobre o Rio das Cinzas, na PR-439 em Santo Antônio da Platina, está passando por manutenção. O DER - Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná executa a obra na rodovia faz ligação com Ribeirão do Pinhal e entroncamento com a PR-436, que segue até Bandeirantes.

O tráfego de veículos acontece em meia pista, sem necessidade de interdição. No momento, está sendo realizada a cravação de estacas metálicas nos aterros das cabeceiras, para execução de novas lajes de transferência e serviços de recomposição de erosão, que incluem dispositivos de contenção e muro de concreto armado junto aos pilares da estrutura. A previsão é de que a obra deve ser concluída em maio, se as condições climáticas forem favoráveis.

Também estão previstos os serviços de reparo e recuperação das estruturas de concreto com superfícies avariadas, fissuras ou rachaduras; recuperação dos guarda-corpos danificados ou destruídos; instalação de dispositivos de drenagem nos acessos à ponte, além de limpeza, pintura de sinalização, entre outras benfeitorias.

A ponte sobre o Rio das Cinzas tem 107 metros de extensão, largura de 12,5 metros e 11,5 metros de altura. A pista sobre ela tem quase 11 metros, sendo duas faixas de 3 metros cada, e acostamentos externos de 2,4 metros.

A obra está incluída em um contrato de manutenção de oito obras de arte especiais (OAEs) em rodovias no Norte Pioneiro, um investimento que passa de R$ 7.6 milhões

As obras deste contrato serão realizadas em sete pontes e uma galeria, beneficiando os municípios de Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Salto do Itararé, Ribeirão Claro, Carlópolis, Santa Mariana e Itambaracá.

Por Juliana Takaoka

Comentários