Operação conjunta apreende caminhão com quatro toneladas de maconha em Jaguapitã
Ação integrada entre PF, Receita Federal e PM reforça resultados expressivos do Paraná no combate ao tráfico. Estado lidera apreensões de maconha no país em 2025
Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Militar do Paraná resultou na apreensão de um caminhão carregado com aproximadamente quatro toneladas de maconha em Jaguapitã, cidade que fica a 58 km de Londrina.
O veículo, com placas paraguaias, foi abordado durante uma ação de repressão a contrabando, descaminho e tráfico de drogas e armas. Na vistoria, os agentes identificaram irregularidades no assoalho do compartimento de carga e localizaram a droga escondida em um fundo falso. O motorista, um cidadão paraguaio de 46 anos, foi preso em flagrante e levado à Delegacia da Polícia Federal em Londrina, onde foi autuado por tráfico internacional de entorpecentes.
Durante o descarregamento do entorpecente, a ação contou com apoio operacional da Guarda Municipal de Londrina. A apreensão ocorre dois dias após uma operação semelhante em Porecatu, onde um caminhão carregado com duas toneladas de maconha foi interceptado por equipes da PF, Receita Federal, PM e Polícia Rodoviária Federal.
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o estado liderou as apreensões de maconha no país nos primeiros oito meses de 2025: foram 383,4 toneladas retiradas de circulação entre janeiro e agosto, um aumento de 18,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Nos últimos anos, o Paraná tem mantido uma curva crescente nas apreensões: entre 2019 e 2025, o volume de maconha interceptada aumentou 310%, passando de 92 toneladas para mais de 383.