Organização criminosa com atuação nacional é alvo de operação do Gaeco
Cinco integrantes foram presos em Londrina e Cambé. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos
O Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou a Operação Fênix. A ação resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, e cinco mandados de prisão temporária.
Os alvos fazem parte de uma organização criminosa armada, de alcance nacional, com atuação ativa na região de Londrina. As ordens judiciais foram cumpridas nos municípios de Londrina e Cambé, no Norte Central do estado.
De acordo com o Promotor do Ministério Público, Leandro Antunes, durante a operação foram recolhidos aparelhos celulares e anotações que comprovam que essas pessoas participavam desta organização criminosa.
A operação é um desdobramento da Operação BLV, deflagrada em 2023 pela Polícia Militar com apoio do Ministério Público, na comarca de Bandeirantes (Norte Pioneiro). As investigações identificaram diversos membros da facção, que tem base operacional em Londrina.
Em maio deste ano, o Gaeco denunciou 152 pessoas investigadas por participar de uma organização criminosa, de nível nacional, que atuava dentro da Penitenciária Estadual de Londrina, unidade II.
Antunes afirmou que são investigações diferentes, mas o grupo criminoso é o mesmo.
Os presos vão ser acusados pelos crimes de tráfico de entorpecentes, homicídios e assalto a mão armada.
As investigações do Gaeco apontam que essa organização criminosa têm ocupado diversos bairros em Londrina e dominado o tráfico de drogas nessas localidades.