UEL pode ganhar curso de Fonoaudiologia
Uma proposta com a criação do curso foi encaminha ao Governo do Paraná
A Universidade Estadual de Londrina poderá ofertar o curso de Fonoaudiologia em breve. O Conselho de Administração (CA) da UEL aprovou a criação que deverá complementar a grade oferecida pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), que já disponibiliza as graduações de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e odontologia. A solicitação segue agora para o governo do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), responsável pela implementação efetiva da nova graduação. Segundo a diretora do Centro de Ciências da Saúde UEL e coordenadora da proposta, professora Andrea Name, existe uma grande demanda acadêmica.
A proposta prevê implantar a graduação de Fonoaudiologia (bacharelado), com duração de cinco anos, no período matutino, com carga horária total de 4 mil horas, oferecendo 30 vagas anuais.
De acordo com levantamento apresentado, há uma quantidade muito restrita de fonoaudiólogos que atendem a rede pública de saúde de Londrina, na assistência direta à população e falta profissionais no mercado de trabalho.
A proposta partiu do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas (PAC) e foi analisada por todas as instâncias, Conselho de Centro; Câmara de Graduação; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e CA.