QUARTA, 19/01/2022, 16:19

Para atender demanda, Prefeitura de Londrina abre mais duas unidades para doenças respiratórias

Pronto Atendimento do Leonor e UBS da Vila Ricardo passam a atender gripe e Covid-19 nesta quinta-feira

Com dois mil atendimentos diários de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 em média nesta semana, a Secretaria de Saúde decidiu abrir mais duas unidades exclusivas para síndromes respiratórias. A UBS da Vila Ricardo na zona leste da cidade, que funcionará das 7h às 19h e o Pronto Atendimento do Jardim Leonor que funciona 24 horas, passam a atender nesta quinta-feira somente para essa finalidade.

            As duas unidades se juntam com a UBS Vila Casoni, Guanabara e Chefe Newton que foram gradativamente reativadas para atender doenças respiratórias nas duas últimas semanas.

Segundo o secretário de saúde, Felippe Machado, foi identificado que após o fechamento das unidades básicas às 19 horas, a UPA do Sabará permanecia lotada na madrugada por isso que Pronto Atendimento do Leonor foi escolhido para socorrer essa demanda de pacientes.

Nesta quarta-feira praticamente todas as unidades abriram com filas. O secretário de saúde também foi questionado sobre as UBS que tem bloqueado atendimentos de casos leves durante o dia por conta da demanda e do expediente que encerra às 19 horas.

            Em coletiva de imprensa, o secretário também mostrou dados sobre de dezembro eram 1500 atendimentos por semana na rede de saúde para casos relacionados a essas doenças e na última semana agora em janeiro a média foi de 5338 fichas.     

A prefeitura reforça que outro serviço de telemedicina pelo 0800-400-1234 está disponível desde segunda-feira para desafogar as unidades de saúde. O serviço é voltado somente para os casos positivados de Covid-19, seja por meio de testes de farmácia ou de laboratórios particulares.  A pessoa que tiver sintomas leves e que precisar de uma orientação médica ou mesmo do atestado médico para afastamento no trabalho ou estudos deverá telefonar de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, para agendar a consulta. Três médicos estarão à disposição da população.

Por Guilherme Marconi

Comentários