QUINTA, 14/03/2024, 18:40

Paraná decreta situação de emergência por conta da dengue

O Paraná é atualmente o 4º estado do Brasil com a maior incidência de dengue.

O Paraná entrou, nesta quinta-feira (14), em estado de emergência de saúde pública por conta da alta nos casos de dengue.

A decisão foi anunciada pelo secretário do Estado de Saúde, Beto Preto, que afirma que essa pode ser a pior epidemia da história do Paraná. Ainda não há vacinas para todos e o foco nesse período de decreto de 90 dias estará na limpeza de quintais e terrenos em todos os municípios paranaenses.

Mais cedo em Londrina, durante essa quinta-feira (14), o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), comentou sobre o assunto, preocupado com o aumento nos casos de dengue. No boletim epidemiológico mais recente, divulgado na terça-feira (12), foram registradas 34.996 notificações da doença, 17.044 casos e 12 mortes.

O decreto de acordo com o prefeito Marcelo Belinati (PP), permite intensificar visitas domiciliares, já que recentes estudos, comprovam que 98% dos focos de dengue estão dentro das residências, com o decreto em vigor será possível intensificar recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas, cobrança do cumprimento de determinações sanitárias e limpezas de quintais e terrenos.

O Paraná é atualmente o 4º estado do Brasil com a maior incidência de dengue, atrás do Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal, conforme dados do Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde.

Desde o início do atual período epidemiológico, iniciado em agosto de 2023, o Paraná soma 222.590 notificações com 90.972 confirmações e 49 óbitos.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários