SEGUNDA, 16/01/2017, 00:10

Paraná lidera o ranking de endividados em 2016

Levantamento da Fecomércio revela que 86% das famílias do estado tinham alguma dívida no ano passado.

A média nacional de endividamento em 2016 foi de 58,7%. Mas aqui no Paraná passou dos 86%. O maior percentual de famílias endividadas de todo o país. Os números fazem parte do balanço anual da Fecomércio e foram baseados em informações da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio. Nos últimos meses, o percentual até registrou uma queda, fruto da redução da capacidade de se endividar das famílias. Mas a coordenadora da pesquisa da Fecomércio, Priscila Takato, destaca que o endividamento em si não é um problema.

Em dezembro, a entidade fez uma pesquisa que revelou que quase 25% dos entrevistados utilizariam qualquer renda extra para pagar as dívidas. Para Priscila Takato, o 13º salário pode ter ajudado as famílias a pagarem suas dívidas, mas não foi o suficiente.

Entre os paranaenses, 24,6% afirmam estar muito endividados, contra 13,8% da média brasileira. Os mais ou menos endividados são 46,3% no Estado e 20,3% no país.

O tempo médio de comprometimento com as dívidas no Paraná é de pouco mais 7 meses. Quase 69% das famílias do estado afetaram até metade da renda se endividando. Para Priscila Takato, o cenário do endividamento das famílias paranaenses em 2017 deve ser um pouco melhor, mas sem grandes alterações nos números.

E o cartão de crédito continua sendo o grande vilão das dívidas, representando pouco mais de 68% das causas de endividamento no Paraná.

Comentários