QUARTA, 05/05/2021, 19:06

Paraná tem mais de 1.500 confirmações de dengue em uma semana

Novo boletim da Sesa aponta que mais da metade dos municípios do estado já registraram casos da doença. Secretário de Saúde pede apoio da população no combate ao mosquito transmissor.

O levantamento semanal divulgado pela pasta informou mais 1.584 novos casos da doença no Paraná. Um aumento de aproximadamente 13%, em relação ao boletim anterior. Com a atualização, o Paraná totaliza 13.460 confirmações da dengue desde o início do período epidemiológico, em agosto de 2020 e que segue até junho deste ano.

Só nesta semana, o estado teve mais de 5 mil novas notificações da doença, somando cerca de 65.200, até agora. Do total de casos, quase 12 mil foram registrados nas cidades em que moram os pacientes. O relatório aponta ainda que 262 municípios tiveram confirmações da dengue e 14 cidades apresentam casos graves, mas nenhuma nova morte foi registrada.

O secretário estadual de Saúde Beto Preto reforça a necessidade de ações preventivas para conter o avanço da doença em meio à pandemia de Covid-19. Recentemente, a Sesa identificou o primeiro caso de co-infecção pela dengue e pelo coronavírus em um homem de 31 anos, morador de Ortigueira. O paciente se recupera bem.

Em especial, Preto destaca a importância de reduzir ao máximo a quantidade de focos de reprodução do mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue. Ele afirma que a população pode contribuir com a eliminação de água parada em locais como pneus e garrafas pet e considera que a ação em conjunto é fundamental para o combate à doença.

A população também pode auxiliar fazendo a destinação correta de entulhos e materiais de construção. De acordo com o último boletim municipal da dengue, mais de 9.500 notificações e aproximadamente 2 mil confirmações foram registradas em Londrina desde o início de 2020. Ao longo do período, a cidade teve cinco óbitos causados pela doença.

Comentários