SEGUNDA, 05/12/2016, 00:00

Paraná tem o maior aumento na taxa de detecção de casos de AIDS, nas regiões sul e sudeste, nos últimos dez anos

Em Londrina, o número de casos da doença cresceu 7% em apenas um ano.

O crescimento do número de casos de AIDS em Londrina acendeu o sinal de alerta entre os técnicos da Secretária Municipal de Saúde. O aumento foi de 7%. Os casos confirmados passaram de 77 em 2014, para 83 em 2015. Os números desse ano também preocupam. De janeiro a novembro, foram 94 novos casos da doença. 11 a mais que em todo o ano passado. De acordo com a gerente do programa de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, Hilda Baptistotti, o que mais chama a atenção nos novos casos é a idade das pessoas contaminadas.

Segundo Hilda Baptistotti, os números indicam que está faltando prevenção da parte dos jovens. E o problema vai além da AIDS.

Para a gerente do Programa de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis da prefeitura, a juventude mudou muito rápido com a internet e as campanhas de prevenção não acompanharam essa mudança.

No Paraná, os números também revelam um crescimento dos casos. De acordo com o último boletim epidemiológico HIV/AIDS do Ministério da Saúde, divulgado esta semana, o estado registrou o maior aumento na taxa de detecção da doença nas regiões sul e sudeste nos últimos dez anos: 9%. Para discutir o tema e novas formas de abordagem na prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, profissionais da 17ª regional de Saúde, participaram, durante dois dias, do 2º Fórum da Região de Londrina de Prevenção em Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Comentários