Paranaenses seguem animados com a Black Friday e devem gastar mais neste ano
Pesquisa da Fecomércio e Sebrae mostra que o consumidor está mais atento, pesquisa preços com antecedência e deve gastar, em média, mais de mil reais
A Black Friday está cada vez mais consolidada como a principal data do comércio em novembro. No Paraná, uma pesquisa da Fecomércio e do Sebrae mostra que 36,8% dos consumidores consideram a data vantajosa, número parecido com o do ano passado.
De acordo com o coordenador da Fecomércio, Rodrigo Schmidt, a Black Friday já faz parte do planejamento dos paranaenses, que aproveitam o período para antecipar as compras de Natal e adquirir produtos de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos.
Embora o evento aconteça oficialmente no dia 28 de novembro, as promoções já movimentam o comércio desde o início do mês. O levantamento mostra que o consumidor está cada vez mais atento: 80% pesquisam os preços antes de comprar. A maioria começa a comparar valores de uma semana a um mês antes da data.
As mulheres demonstram mais interesse pelas promoções, mas os homens devem gastar mais. O valor médio das compras será de pouco mais de mil reais, um aumento de 5% em relação a 2024.
Os produtos mais procurados são os eletroeletrônicos, seguidos por eletrodomésticos, roupas, calçados e cosméticos.
Segundo o Sebrae, os dados mostram que os lojistas precisam se preparar com antecedência, garantindo boas ofertas, transparência e uma experiência de compra positiva para conquistar e fidelizar os clientes.