QUARTA, 26/06/2024, 15:53

Perícia da Polícia Científica indica incêndio doloso em pátio da Polícia Civil em Londrina

A segunda etapa do trabalho  será identificar cada veículo para que a Justiça possa autorizar o descarte da sucata.

A Polícia Científica concluiu o laudo pericial sobre o incêndio de grandes proporções que consumiu mais de 900 veículos apreendidos que estavam no pátio da Polícia Civil, na zona oeste de Londrina. Imagens captadas por câmeras de segurança mostram um homem, vizinho do local, ateando fogo numa mata seca, que acabou se alastrando rapidamente no último dia 13 de junho.  O documento foi entregue nesta quarta-feira ao delegado responsável pelo inquérito.

O perito Luciano Bucharlles diz que está primeira etapa foi conclusiva e demostra que o incêndio foi causado por essa ação humana intencional, ou seja, um incêndio doloso, mesmo que o responsável não tivesse como objetivo final atingir o interior do pátio. 

O homem não utilizou material inflamável, mas as condições climáticas com temperaturas altas, tempo seco e intensidade dos ventos favoreceram a chegada do fogo no interior do pátio e causando um prejuízo financeiro aos cofres do Estado.

Agora a Polícia Científica deve iniciar uma segunda etapa mais trabalhosa que é identificação de todos os veículos consumidos pelo fogo. Eles serão identificados pela placa ou numeração do chassi para posteriormente a Justiça autorizar o encaminhamento da sucata.   Esses laudos servem de documento para futuras ações indenizatórias e para autorização do descarte.

Segundo Bucharlles, não há data para o término desse serviço de perícia individual, que representa quase o volume anual de perícia veicular feita pela Polícia Científica em 32 cidades do norte do Paraná.

Cerca de três mil veículos, que estavam armazenados no pátio da Polícia Civil, são objetos de apreensões de crimes como furto, roubo, estelionato, adulteração ou desvio de carga. 99% deles estavam aptos a ir a leilão, mas dependiam de autorização judicial. 

Por Guilherme Marconi

Comentários