PF mira organização criminosa que escondia drogas em motos de alta cilindrada
Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Londrina, Foz do Iguaçu e Itapema (SC)
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) a Operação Duas Rodas. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. A operação cumpriu mandados expedidos pela Justiça Federal de Guaíra. Foram oito mandados de busca e apreensão e quatro de prisão. Outra pessoa também acabou sendo presa em flagrante. Um deles era um dos líderes do bando.
Segundo a PF, as investigações começaram depois de uma apreensão de drogas na região de Toledo (oeste do Paraná), em outubro de 2023. Foram interceptados 66,6 kg de cocaína, 4 kg de crack, duas armas de fogo e mais de 200 munições ocultos em uma motocicleta BMW/R1200 GS, resultando na prisão em flagrante de um homem, como explica o delegado da Polícia Federal, Hugo Mendonça.
O centro desse grupo criminoso era a região da fronteira. Inclusive, na manhã desta quinta também foram apreendidos 600 kg de cocaína, prontas para serem transportadas. O entorpecente está avaliado em mais de R$ 44 milhões. Já Londrina foi um dos alvos da operação por ser rota de tráfico. A suspeita era que aqui havia uma espécie de QG da quadrilha.
O modus operandi envolvia a ocultação das drogas em motocicletas de alta cilindrada, com o apoio de outros veículos que atuavam como "batedores" para garantir o sucesso das remessas ilícitas. O dinheiro obtido com o tráfico também era usado para comprar carros e essas motos de luxo. A PF também pediu o bloqueio de R$ 500 mil em bens dos criminosos. Não estão descartadas novas fases da operação para a localização de outros membros da organização criminosa.