SEXTA, 16/01/2026, 15:33

Polícia Civil encerra inquérito sobre morte de vendedor de joias e indicia três por latrocínio

Com o auxílio de vídeos, investigação comprovou que a vítima foi atraída por conhecido para ser roubada; motivação do crime seria o sustento do vício em drogas

Imagens de câmeras de segurança foram decisivas para a conclusão da investigação que apura a morte do vendedor de joias Cássio Aranda, de 46 anos, em Londrina. Segundo a Polícia Civil (PCPR) os vídeos confirmam a participação dos três homens presos e detalham a atuação de cada um no crime.

Nas primeiras imagens, a vítima aparece chegando de carro ao local. Quem o recebe no portão é Otacílio Aquino, de 31 anos, vestindo, inclusive, a mesma roupa usada no momento da prisão. Em depoimento, ele havia negado estar no local e disse não conhecer a vítima, versão desmentida pelas imagens.

Quase uma hora depois, câmeras registram Herick Rubio, de 26 anos, e Natanael Felipe, da mesma idade, saindo calmamente da casa após o assassinato. Herick chega a comprar bebida em um comércio da mesma rua e retorna ao imóvel. Já Natanael muda o carro da vítima de lugar para dificultar a localização.

De acordo com a Polícia Civil, o comportamento tranquilo dos dois contradiz o relato de que teriam sido coagidos a ocultar o corpo. Um terceiro vídeo mostra Herick e Natanael deixando o local durante a madrugada. Eles teriam ido buscar ferramentas para cavar a cova no quintal, retornando apenas ao amanhecer.

Na conclusão do inquérito, a PCPR aponta que Otacílio atraiu a vítima sob o pretexto de avaliar uma corrente de ouro e era o único que já conhecia Cássio. Herick teria iniciado a agressão, tentando enforcar a vítima com uma toalha, o que resultou na morte. Natanael foi responsável por esconder o carro e furtar um par de brincos de ouro.

A polícia acredita que o crime foi motivado pela necessidade de dinheiro para a compra de drogas. Os três vão responder por latrocínio, roubo seguido de morte e ocultação de cadáver.

O corpo de Cássio foi encontrado enterrado no quintal de uma residência na zona norte da cidade no dia 8 de janeiro, durante as buscas por seu desaparecimento, registrado pela família no dia anterior. Inicialmente, dois suspeitos foram presos; depois, Otacílio também foi detido.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários