TERCA, 07/11/2023, 17:01

Polícia investiga descarte de feto em banheiro de hospital, em Londrina

Mulher teria pedido para usar o sanitário e, 20 minutos depois, ido embora dizendo que sofreu um aborto. Feto foi encontrado dentro de uma lata de lixo.

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o descarte de um feto, entre 3 e 5 meses de gestação, no banheiro do Hospital Evangélico de Londrina, na área central, durante a noite de segunda-feira (6). Equipes da Polícia Militar (PM) foram acionadas por funcionários da unidade, que encontraram o feto numa lata de lixo do sanitário. Um dos profissionais contou que, antes da descoberta, uma mulher de aproximadamente 40 anos procurou o hospital por conta própria dizendo estar grávida e reclamando de muitas dores. Mas, antes mesmo de preencher a ficha para ser atendida, ela teria pedido para ir ao banheiro. Cerca de 20 minutos depois, a mulher teria deixado o sanitário e, antes de ir embora, dito às equipes que tinha sofrido um aborto. Foi aí que os funcionários resolveram fazer uma busca no banheiro e, consequentemente, o feto acabou sendo encontrado. As informações são do subcomandante do 5º Batalhão da PM, major Ricardo Eguedis.

Diante da descoberta, a PM acionou os órgãos competentes. O feto foi encaminhado para o IML de Londrina, onde deverá passar por exames. Por enquanto, ainda não é possível dizer se o aborto foi espontâneo ou provocado.

A polícia pretende ouvir os funcionários que tiveram contato com a mulher e analisar as imagens das câmeras de segurança para identificá-la. Como a prática do aborto provocado é crime no Brasil, a mulher poderá responder pelo ato, caso o mesmo fique comprovado, na Justiça.

Em nota, o Hospital Evangélico informou que a mulher, após dar entrada na unidade, chegou a pegar uma senha "e se dirigiu ao banheiro antes de passar pela triagem médica, onde seriam solicitados os documentos para cadastro e atendimento". Ela teria deixado o sanitário dizendo que não precisaria mais de atendimento, mas, por conta do comportamento da mulher, os profissionais resolveram ir até o banheiro, onde o feto foi encontrado.

Depois disso, o hospital "imediatamente acionou as autoridades competentes e registrou um Boletim de Ocorrência". A instituição também garantiu que está "cooperando integralmente com as autoridades" e que o compromisso dela "é com a segurança e o bem-estar de todos os pacientes que buscam atendimento".

Por Guilherme Batista

Comentários