QUINTA, 14/05/2020, 12:18

Prefeitura de Londrina implanta central para monitorar gestantes, puérperas e recém-nascidos

A iniciativa identifica situações de riscos e de fragilidades para mulheres e bebês, reduzindo possíveis agravamentos  materno infantis 
 

A Prefeitura de Londrina lançou uma Central de Monitoramento para Gestantes, Puérperas e Recém-nascidos sem que elas precisem sair de casa neste momento de pandemia do coronavírus que tem ocasionado a restrição da circulação de pessoas. 

O atendimento é feito por telefone, por uma equipe de enfermeiras com apoio de médicos ginecologistas, que segue um roteiro e protocolos que visam identificar situações de riscos e de fragilidades para mulheres e bebês, reduzindo possíveis agravos materno infantis, além de verificar se mãe e criança precisam de uma avaliação presencial. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Rua Amapá, 700.

Com relação às puérperas, o objetivo é identificar situações de fragilidade e riscos para a mãe e o bebê, como problemas com amamentação, visando reduzir riscos de complicações, infecções e desmames precoces. No caso dos bebês, é feita uma avaliação do estado de saúde do recém-nascido, que aborda como está o seu desenvolvimento, se foram feitas as vacinas necessárias, os testes de triagem neonatal, e como está a amamentação.

A porta de entrada para o atendimento na Central de Monitoramento é feita por meio da captação das usuárias que são atendidas pelos hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), como Maternidade Municipal, Hospital Evangélico e Hospital Universitário.

Estagiário Tiago Bernardino, com supervisão da editora-chefe Raquel Rodrigues

Por Pauta CBN

Comentários