SEGUNDA, 20/09/2021, 14:00

Prefeitura entrega UBS do Jardim Leonor pronta após reforma

Foi investido R$ 1 milhão na adequação e ampliação do prédio que atende pacientes da região oeste de Londrina e de toda a cidade

Após 42 anos, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Leonor ganhou novas proporções. Além de passar por uma ampla reforma - que inclui nova cobertura; instalações elétricas e hidráulicas revitalizadas; banheiros reconstruídos com acessibilidade; pintura interna e externa; e climatização em todos os ambientes – também houve ampliação do prédio, que fica agora com 1000 m2 de área. Com isso, será possível ampliar a quantidade de atendimentos diários de 250 pessoas 400. Para reconstruir o prédio, foram investidos cerca de R$ 1 milhão, entre recursos do Município e do Ministério da Saúde. O prefeito Marcelo Belinati percorreu o ambiente e ressaltou a melhoria nos espaços da triagem, os consultórios médicos, a retaguarda de emergência e as salas de hidratação. 
Juvira Cordeiro, coordenadora do Conselho de Saúde da Região Oeste, conta que são mais de quinze anos de reivindicações. Ela comemora a conquista da comunidade e anuncia que a próxima luta será pela instalação de um equipamento de raio X e o atendimento de ortopedista.

A dona de casa Roseli Costa lembra que, além dos moradores do Jardim Leonor, gente de toda a cidade busca atendimento ali. Por isso a reforma era muito necessária.

O secretário municipal de saúde, Felippe Machado destacou que o atendimento do Leonor é semelhante ao da UPA. A ampliação é fundamental neste momento para desafogar a demanda gerada pela pandemia.

Para dar conta disso tudo, a Prefeitura de Londrina precisou contratar, por meio de teste seletivo, 22 novos profissionais para atender no Leonor, sendo 16 auxiliares de enfermagem, quatro enfermeiros e dois assistentes de gestão em serviços de saúde. No total, serão mais de cem profissionais atuando na unidade.

Por Livia de Oliveira

Comentários