QUARTA, 19/02/2020, 19:43

Prefeitura recebe equipamentos para calcular quantos mosquitos da dengue estão em circulação em Londrina

As chamadas contadoras de Aedes foram instaladas em dois pontos da cidade e vão ajudar o município a verificar se as tais armadilhas contra os insetos, instaladas no início da semana, estão ou não sendo eficazes.

A cidade de Londrina conta com mais uma ferramenta no mínimo inusitada para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Depois de instalar cerca de mil armadilhas contra os insetos em diversos pontos de três bairros da cidade, o poder público começou a utilizar as chamadas contadoras do mosquito. O equipamento, formado basicamente por uma espécie de túnel de plástico e um dispositivo que imita a respiração humana, tem o objetivo de atrair os insetos e, consequentemente, fazer a contagem de quantos deles estão em circulação na cidade.

A diretora de Vigilância e Saúde do município, Sônia Fernandes explica que, além de fazer esse cálculo, as contadoras vão ajudar a prefeitura a descobrir se as tais armadilhas, instaladas no início da semana, estão sendo eficazes ou não.

As duas contadoras vão ser instaladas nos jardins Santa Fé e União da Vitória, onde ficarão em fase de testes por dez dias. Depois desse prazo, uma delas vai ser transferida para a Vila Brasil, onde ficará por um período de mais vinte dias.

Por Guilherme Batista

Comentários