QUARTA, 03/12/2025, 12:30

PRF apreende em Londrina 340 ampolas de mounjaro escondidas em carro que seguia de Foz do Iguaçu para Guarulhos

Medicamento utilizado para emagrecimento estava oculto entre perfumes e lençois. Um homem foi preso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, durante uma fiscalização de rotina em frente ao Parque de Exposições Ney Braga, 340 ampolas de tirzepatida, popularmente conhecido como Mounjaro, medicamento utilizado para emagrecimento e alvo de intensa procura no mercado ilegal. As canetas estavam escondidas dentro de caixas de perfumes e entre lençois em um veículo que havia saído de Foz do Iguaçu e seguia para Guarulhos (SP). O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal.

Segundo Paulo Henrique Menegon, policial da PRF, a abordagem ocorreu após os agentes suspeitarem do compartimento de carga. A inspeção revelou que o condutor transportava diversos volumes de perfumes e tecidos, mas parte do material servia apenas como disfarce para ocultar as ampolas do medicamento.

O Mounjaro,  assim como outras canetas injetáveis de emagrecimento, só pode ser adquirida legalmente com prescrição médica e é vendida por valores altos no Brasil. Por isso, muitos criminosos buscam o produto no Paraguai a preços mais baixos, revendendo no país por até três vezes o valor de compra.

De acordo com o motorista detido, ele apenas fazia o transporte do material, supostamente a pedido de terceiros. A PRF reforça que o medicamento exige refrigeração constante, condição que quase nunca é respeitada pelos contrabandistas, colocando em risco quem utiliza o produto.

A PRF alerta a população para que não adquira medicamentos sem procedência, especialmente aqueles que exigem controle rígido de temperatura e prescrição médica. A operação reforça o alerta sobre os perigos do mercado clandestino de medicamentos e o avanço das rotas ilegais envolvendo os produtos.

Por Paulo Andrade

Comentários