PRF do Paraná lidera apreensões de cigarros eletrônicos no Brasil
Volume apreendido no estado em 2024 foi 80% do total interceptado no país inteiro
Cerca de 80% dos cigarros eletrônicos contrabandeados apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Brasil inteiro em 2024 foram aqui no Paraná, que lidera com folga o ranking entre os estados brasileiros. São mais de 525 mil unidades interceptadas, um número 250% maior do que no ano anterior. As regiões que mais registram apreensões são as delegacias de Foz do Iguaçu e Guarapuava.
Superintendente da PRF no Paraná, Fernando César Oliveira dá detalhes da maior apreensão registrada em 2024: 129 mil unidades apreendidas em Vitorino, na região sudoeste. Ele também justifica o aumento no número desse tipo de interceptações no estado.
O crime de contrabando, que pode gerar pena de 2 a 5 anos de prisão, atinge não só quem efetivamente coordena a ação criminosa, mas como também transporta a carga.
A PRF lembra que tem trabalhado em conjunto com as outras forças de segurança para evitar esse crime, e pede que a população denuncie.
Pesquisas conduzidas por universidades americanas apontam que uma única recarga desses cigarros eletrônicos pode conter a mesma quantidade de nicotina que 30 cigarros convencionais.