QUARTA, 12/02/2025, 12:18

Produção industrial do Paraná termina 2024 com crescimento acima da média nacional

Crescimento no ano passado no estado foi de 4,2%, enquanto no restante do país a média foi de 3,1%

A produção industrial do Paraná cresceu 4,2% em 2024, índice que superou a média nacional de 3,1%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O avanço foi o maior entre os estados mais industrializados do Brasil (SP, RJ, MG, PR e RS). São Paulo (3,1%), Minas Gerais (2,5%), Rio Grande do Sul (0,6%) e Rio de Janeiro (0,1%) vieram na sequência. Entre os 17 locais pesquisados, apenas o Espírito Santo apresentou retração no acumulado do ano (-1,6%).

Segundo o IBGE, algumas atividades se destacaram no crescimento paranaense, como máquinas aparelhos e materiais elétricos (36,4%), automotivo (13,7%) e móveis (12,7%). Já os setores de petróleo e biocombustíveis (-1,5%) e máquinas e equipamentos (-0,7%) registraram queda.

Para o economista da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Evandro Felippe, um fator importante para essa alta é a melhora do mercado de trabalho.

Apesar do bom crescimento em 2024, a tendência é que em 2025 as coisas sejam mais difíceis. Desde o segundo semestre do ano passado, os sucessivos aumentos na taxa de juros têm gerado preocupações para o setor. O crédito mais caro desestimula investimentos e pode frear a expansão da produção industrial. Caso esse cenário persista, há risco de impactos negativos na geração de empregos, na renda e no consumo, fatores essenciais para sustentar o crescimento econômico do estado.

O avanço da indústria paranaense foi impulsionado pelo desempenho positivo de 11 das 13 atividades analisadas pelo IBGE.

Por Rafael Sanchez

Comentários