TERCA, 11/02/2025, 18:25

UEL inaugura Laboratório Multidisciplinar com manequins para estudo odontológico

Mais de 100 mil pessoas solicitam o atendimento na Clínica Odontológica da UEL todos os anos, o que resulta em uma média de 300 mil procedimentos realizados anualmente

A Universidade Estadual de Londrina, por meio da sua Clínica Odontológica Universitária (COU), inaugurou nesta terça-feira (11) o Laboratório Multidisciplinar, unidade que tem como objetivo promover o aperfeiçoamento da prática odontológica dos seus estudantes, resultando em maior segurança e qualidade na prestação do atendimento à população.

O Laboratório Multidisciplinar é equipado com 66 manequins para estudos odontológicos capazes de oferecer aos estudantes condições muito próximas à realidade para a prática do atendimento. Contando com boca articulada, os manequins estão inseridos em estações de trabalho que simulam consultórios odontológicos, permitindo a realização de procedimentos que demandam conhecimentos de média e alta complexidade, explica o diretor da Clínica Odontológica Universitária, o professor Hélion Leão Lino Júnior.

De acordo com o diretor, a chegada dos equipamentos beneficiará o ensino e a prática da Odontologia para a ampla maioria dos graduandos da UEL. Isso porque algumas disciplinas demandam o treinamento com aparelhos já a partir do primeiro ano, em ordem crescente de complexidade.

Já quando avaliada a perspectiva da prestação dos serviços odontológicos pela UEL, o benefício da vinda dos equipamentos se torna ainda maior, atingindo moradores dos 94 municípios da Macrorregional Norte de Saúde do Paraná que buscam pelo atendimento.

Conforme mostram os dados, mais de 100 mil pessoas solicitam o atendimento na Clínica Odontológica da UEL todos os anos, o que resulta em uma média de 300 mil procedimentos realizados anualmente.

Os manequins para estudo odontológico e a estruturação do Laboratório Multidisciplinar são resultados de investimentos da ordem de R$ 550 mil reais, destinados por meio do Programa de Apoio à Infraestrutura.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários