QUINTA, 17/04/2025, 11:09

Projeto Rema Londrina inicia atividades da paracanoagem em 2025

 Com incentivo do Governo do Estado, o projeto forma atletas paralímpicos e de outras competições 

Das águas do lago Igapó em Londrina já saíram muitos atletas vencedores da canoagem e paracanoagem. E neste mês de abril o Instituto Rema Londrina inaugurou o projeto Inclusão Para Todos 2025, que tem incentivo do Governo do Estado por meio do programa Proesporte e também apoio da Copel.

Segundo os coordenadores do Rema Londrina, os recursos vão capacitar a comissão técnica e permitir a aquisição de equipamentos para os atletas de paracanoagem londrinense, que é uma das mais vencedoras do Brasil.

De acordo com o técnico do Instituto Rema Londrina, Gelson Moreira de Souza, o incentivo inaugura uma nova etapa do projeto para este ano, permitindo aos atletas alcançarem melhores resultados visando ao alto rendimento e às competições nacionais e internacionais.

Entre os atletas do instituto Rema Londrina estão nomes como Igor Tofalini, medalha de prata nas Paralimpíadas de Paris em 2024 na categoria canoa individual 200 metros, e Giovani Vieira, medalhista de prata nas Paralimpíadas de Tóquio na mesma categoria.

Os atletas do projeto de paracanoagem londrinense também se destacam em competições como o Campeonato Mundial, além de diversas medalhas em Campeonatos Pan Americano, Sul Americano e Brasileiro.

O coordenador do programa Proesporte do Governo do Estado, Otavio Taguchi, destacou a importância dos resultados obtidos pelos atletas londrinenses e a contribuição do projeto para a formação cidadã e esportiva.

Além do cenário esportivo, o projeto Rema Londrina também tem caráter social e ambiental. Os atletas e técnicos vão ministrar palestras para estudantes de escolas públicas e abordar temas como a importância do comportamento humano na preservação de lagos e rios.

Além do incentivo do Proesporte e da Copel, o projeto tem patrocínio da Prefeitura por meio do Fundo Municipal de Incentivo a Projetos Esportivos, o Feipe, e apoio do Iate Clube de Londrina.

O programa Proesporte do Governo do Estado é financiado pela arrecadação de ICMS, por meio de renúncias fiscais das empresas. Entre 2024 e 2025, a previsão é de destinar 50 milhões para a execução de projetos esportivos em todo o estado. Pelo menos 20% dos recursos são destinados para projetos ligados ao paradesporto.

Por Fernando Bianchi

Comentários