SEXTA, 18/04/2025, 10:32

Londrinense integra expedição rumo ao topo do monte Everest

O montanhista Pedro Cirino está ao lado de Waldemar Niclevicz na expedição que celebra os 30 anos da chegada do Brasil ao topo do mundo

O montanhista londrinense Pedro Cirino está ao lado do paranaense Waldemar Niclevicz e outros alpinistas na expedição que celebra os 30 anos da primeira vez que o Brasil chegou ao cume do monte Everest, feito que o próprio Niclevicz alcançou em 1995.

A expedição começou no fim de março no Nepal, rumo ao campo base do Everest, de onde partem as tentativas de chegar ao topo principal da montanha mais alta do mundo, com mais de 8.800 metros.

Pedro Cirino explicou que a empreitada para escalar o Everest é longa, e dura entre 45 e 60 dias. A estratégia passa por vários ciclos de preparação, que adequam o corpo ao clima e à altitude, antes de partir rumo ao objetivo principal, que é chegar ao cume.

Nesta semana, o grupo atingiu o topo de um pico conhecido como Lobuche, que tem 6.119 metros, como uma das estratégias de aclimação para a subida do Everest. Até 2024, 41 brasileiros tinham alcançado o cume do monte.

Além de marcar os 30 anos da primeira conquista, a expedição liderada por Waldemar Niclevicz tem o objetivo de chamar a atenção para a crise climática e a importância da restauração ecológica para a conservação da biodiversidade, especialmente das espécies ameaçadas de extinção.

Segundo Pedro Cirino, os desafios da montanha são muitos, mas a causa nobre é uma motivação a mais para alcançar o objetivo.

A expedição que envolve todos os ciclos de preparação e a tentativa de chegar ao cume do Everest deve terminar até o final de maio.

Por Fernando Bianchi

Comentários