QUARTA, 13/09/2017, 19:06

Primeira Igreja Católica para Surdos do Mundo recebe festa de Nossa Senhora do Silêncio neste sábado

Toda a estrutura da igreja foi planejada com a ajuda dos deficientes auditivos e entre outros detalhes tem até piso vibratório para que eles possam sentir a música.

A obra ainda não está totalmente pronta, faltam apenas alguns detalhes.

A primeira igreja católica para deficientes auditivos do Brasil é fruto do trabalho dos fiéis da Comunidade Católica Pequena Missão para Surdos. E os protagonistas do projeto de construção, segundo o padre Heriberto Mossato, foram os próprios deficientes auditivos. Segundo o padre, toda a estrutura foi planejada com a ajuda dos deficientes auditivos. Entre outros detalhes, a igreja tem até piso vibratório para que eles possam sentir a música.

O religioso explica que a história de Nossa Senhora do Silêncio vem de Bolonha na Itália, quando o padre José Golandi, fundador da Pequena Missão para Surdos, construiu um pequeno orfanato para acolher os surdos abandonados e nele havia uma imagem de Nossa Senhora. A partir daí começou a devoção. O religioso afirma que a Missão chegou a Londrina há 30 anos. Pra quem ficou curioso sobre como funciona uma igreja para surdos, o padre Heriberto explica que as missas são celebradas na Língua Brasileira de Sinais, a Libras, assim como as confissões, que precisam ser feitas olho no olho.

Depois da procissão e da missa, começa a festa com barraquinhas de comida, música e outras atrações. Além da Igreja, a paróquia tem um Oratório com uma programação semanal de atendimento espiritual. O padre explica que todas as atividades são para surdos e ouvintes. O padre afirma que o próximo projeto da Comunidade é a construção de um Santuário, para receber grupos de deficientes auditivos de todo o Brasil para visitas e encontros.

A Festa da Nossa Senhora do Silêncio é no sábado, a partir das 19h, ali na rua Comandante Carlos Alberto, 222, bairro Aeroporto, ao lado do ILES.

Comentários