Primeiro dia do Vestibular UEL 2026 registra ausência de 14,68% dos candidatos
Mais de 14 mil candidatos realizaram a prova, que contou com questões objetivas e redação. Nesta segunda-feira (28), os vestibulandos dos 12 cursos mais concorridos farão a prova discursiva
O primeiro dia do Vestibular UEL 2026 foi marcado pela ausência de 2.539 candidatos (14,68%). Ao todo, 17.296 pessoas se inscreveram para participar do certame, mas apenas 14.757 realizaram a prova no domingo. Na edição anterior, 2.825 candidatos não compareceram no primeiro dia, o que representou 17,29% do total de 16.338 inscritos.
Quarenta e oito locais foram utilizados para alocar todos os candidatos neste ano. Participaram pessoas de 23 estados, sendo 6.498 estudantes de Londrina.
Para a coordenadora de Processos Seletivos (Cops), Sandra Garcia, a redução da abstenção está relacionada à data da prova, já que nenhum outro exame que pudesse competir com o vestibular da UEL foi realizado neste fim de semana.
Além da prova objetiva de Conhecimentos Gerais, com 60 questões relacionadas ao conteúdo do Ensino Médio, neste domingo (26) também foi aplicada a redação. A UEL desafiou os candidatos a refletirem sobre o verdadeiro significado dos sonhos e da realização pessoal. O tema da redação, extraído do texto “Quando o sonho não é seu: frustração de perseguir ideais alheios”, do psicanalista Sylvio do Amaral Schreiner, propôs a discussão da frase: “Viver o sonho do outro é sobreviver. Mas viver o próprio desejo é, enfim, existir.”
Diferente dos últimos anos, nesta edição o Vestibular da UEL tem formato aprimorado, em fase única de dois dias. Para a reitora Marta Favaro, a ideia é facilitar a jornada dos candidatos que vêm de fora e também dos estudantes londrinenses.
Neste ano são ofertadas 2.019 vagas em 53 cursos de graduação presenciais. Entre os 12 cursos mais concorridos estão Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência de Dados e IA, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, conforme a média dos últimos três vestibulares.
A expectativa é que cerca de 12 mil candidatos inscritos nos cursos de maior concorrência voltem às salas de aula nesta segunda-feira (28) para realizar o segundo dia de provas, que contará com nove questões discursivas.