SEGUNDA, 27/10/2025, 07:15

Ações noturnas resultam na captura de mais de 3 mil escorpiões na região de Jacarezinho

Este ano, o Paraná já registrou mais de cinco mil casos de acidentes com escorpiões e três mortes em decorrência da picada do animal

Desde o final do mês de agosto, quando iniciaram as buscas noturnas por escorpiões nos municípios da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, já foram capturados, somente no período da noite, 3.339 animais. A força-tarefa da secretaria de estado da Saúde (Sesa), em parceria com as secretarias municipais, reforça as ações de vigilância e prevenção contra acidentes.

Os escorpiões têm hábitos noturnos, saindo de seus esconderijos para se alimentar e se mover. Esses animais também brilham sob luz ultravioleta (UV), facilitando a sua visualização e, consequentemente, a captura. Essa fluorescência ocorre devido a substâncias em seu exoesqueleto.

As ações noturnas foram realizadas com o apoio do governo do estado e das equipes dos agentes de endemias municipais. Áreas rurais, terrenos baldios e quintais dos municípios de 15 municípios foram o foco do trabalho intensivo de captura. A orientação é que a população redobre os cuidados dentro e ao redor das residências, evitando condições que favoreçam a presença desses animais.

Danilo Viana, morador de Jacarezinho, já foi picado pelo animal no abdômen. Ele conta que quando levantou um tijolo sentiu algo e no mesmo instante se iniciaram as dores intensas.

Este ano, o Paraná já registrou mais de cinco mil casos de acidentes com escorpiões e três mortes em decorrência da picada do animal. Os óbitos foram registrados 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, que abrange 22 municípios. Em Cambará (um menino de 3 anos e um de 12 anos) e em Jacarezinho (uma menina de 4 anos). Embora a maioria dos acidentes seja de baixa gravidade, casos mais graves exigem atendimento médico imediato. A recomendação é que, diante de qualquer picada, a pessoa procure rapidamente uma unidade de saúde.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários