Justiça do Trabalho reconhece direito ao reajuste de 9,77% para professoras de creches filantrópicas em Londrina
A motivação central da decisão partiu da equiparação salarial com os professores concursados da rede municipal
O Sinpro – Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná, anunciou nesta sexta-feira (24) as professoras de Centros de Educação Infantil (CEIS) filantrópicos de Londrina, uma importante decisão da Justiça do Trabalho de Curitiba, em que foi reconhecido o direito ao reajuste de 4,77% com ganho real de 5%, aprovado em assembleia da categoria durante o período de greve em maio deste ano.
De acordo com o presidente do Sinpro Londrina, André Cunha, com essa decisão, o reajuste final das professoras dos CEIS filantrópicos é de 9,77%, já homologado pela Justiça do Trabalho.
A greve das professoras das creches filantrópicas começou no dia 13 de maio com a suspensão das aulas em dezenas de instituições de educação infantil. A reivindicação da categoria foi em razão da diferença salarial para as docentes que são concursadas e atuam nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), que chega a ser de 100%: a remuneração é de R$ 2.291,10 e de R$ 4.800, respectivamente.
O pedido da categoria sempre foi de um reajuste escalonado ao longo dos próximos anos para reduzir a diferença salarial. Durante a greve, o Sinpro encabeçou diversos atos para exigir uma revisão dos valores e uma negociação direta com a prefeitura de Londrina.
Agora, o Sinpro vai acompanhar de perto essa etapa, analisando os números e cobrando as devidas respostas no âmbito legal.
Vale lembrar que, pelo menos, oito mil crianças frequentam as creches filantrópicas de Londrina.