Valendo o título da Série C do Brasileirão, LEC visita a Ponte Preta neste sábado (25)
Equipe alviceleste busca o segundo troféu nacional, enquanto o time de Campinas tenta a primeira taça de expressão
Depois de 27 jogos, chega ao fim neste sábado (25) o Campeonato Brasileiro da Série C. Londrina e Ponte Preta entram em campo às 17h para decidir quem fica com a taça da terceira divisão do futebol nacional.
De um lado, um LEC reestruturado desde a chegada da Squadra Sports. A equipe alviceleste se reinventou dentro e fora de campo. Saiu do Estádio do Café para jogar no VGD, apostou na contratação de medalhões como Wallace e Alisson, além da manutenção do artilheiro do Paranaense, Iago Telles.
O time perdeu o técnico Claudinei de Oliveira no meio da temporada e não perdeu tempo para ir ao mercado buscar Roger Silva, treinador jovem que levou o Athletic-MG para a Série B e ainda conquistou o vice-campeonato da terceira divisão no ano passado.
Roger chegou em junho e comandou o Tubarão em 17 oportunidades, somando sete vitórias, sete empates e três derrotas, um aproveitamento de 56,8%.
Do lado da Ponte Preta, o time de Campinas disputa a terceira divisão pela segunda vez na história: a primeira em 1990 e agora em 2025. A equipe do técnico Marcelo Fernandes fez uma Série C segura, garantiu classificação antecipada na primeira fase e o acesso na 4ª rodada do quadrangular final.
A final vai coroar um campeão inédito da terceira divisão, já que nenhum dos dois times conquistou essa competição. Inclusive, a Ponte Preta busca o primeiro título nacional em 125 anos de história. Já o LEC busca a segunda conquista em nível nacional, visto que levantou a Taça de Prata de 1980, torneio equivalente à Série B da época.
Além de definir o campeão, o confronto também vai apontar o artilheiro da competição. Iago Telles é o principal goleador, com oito gols, mas tem a sombra da dupla Toró (sete gols) e Élvis (seis), da Ponte Preta.
Para o duelo deste sábado, Roger Silva não deve contar com o volante Alison. O atleta se recupera de um desconforto muscular e não treinou com o restante do elenco nesta semana, tornando-se dúvida para o treinador, que deve escalar o jovem Zé Breno.
Por outro lado, Wellington Manzoli fica novamente à disposição. O zagueiro volta de suspensão e a tendência é que reassuma a vaga na defesa.
Roger Silva deve levar o Tubarão a campo com Luiz Daniel no gol; João Vitor e Maurício nas laterais; Wallace e Manzoli na zaga. O meio-campo deve ser formado por Zé Breno, Lucas Marques e Cristiano. No ataque, Vitinho, o artilheiro Iago Telles e o centroavante Quirino.
Na Ponte Preta, Marcelo Fernandes deve escalar Diogo Silva no gol; Pacheco, Wanderson, Saimon e Artur no sistema defensivo; Rodrigo Souza, Luiz Felipe e Élvis no meio-campo; e Diego Tavares, Toró e Bruno Lopes no ataque.
Cerca de 1.200 torcedores alvicelestes estarão presentes no Estádio Moisés Lucarelli para incentivar o Tubarão. A Ponte anunciou que mais de 16 mil ingressos foram vendidos para a torcida pontepretana. A expectativa é de casa cheia para a grande final. Como o primeiro jogo terminou 0 a 0, uma vitória simples de qualquer equipe garante a taça. Em caso de novo empate, os times decidem nos pênaltis o novo campeão da Série C.
Ponte Preta e Londrina decidem a Série C neste sábado (25), às 17h, no Estádio Moisés Lucarelli. O ouvinte pode acompanhar o jogo na CBN Londrina, que repete a parceria com a CBN Campinas. A jornada esportiva começa às 15h30, na 100,9 FM.