Procedimento inédito no Hospital Veterinário da Unifil salva lobo-guará
Transfusão sanguínea entre espécies diferentes nunca havia sido feita aqui no norte do Paraná. Animal, atropelado, havia chegado à Instituição em estado grave
Um procedimento inédito no Norte do Paraná salvou a vida de um lobo-guará no Hospital Veterinário da Unifil: uma transfusão de sangue entre espécies de gêneros diferentes.
O lobo-guará chegou ao hospital em estado gravíssimo no dia 28 de junho resgatado pela Força Verde em Jacarezinho, no norte pioneiro. Ele tinha ruptura na bexiga, múltiplas fraturas na pelve, ossos da pata e em todos os dedos. Os indícios eram de atropelamento. O sangue de um cachorro foi que o salvou, como explica a médica veterinária da instituição Daniela Martina.
Dias depois ele também passou por uma cirurgia para sutura de órgãos e recomposição óssea, que durou mais de cinco horas. Eram vários ferimentos e fraturas graves, o animal estava com hemorragia e bastante fragilizado. Pelo estado de saúde, estima-se que tenha permanecido pelo menos um dia estirado à beira da rodovia após ser atropelado. O lobo-guará é uma espécie rara, em extinção na região. O animal já se alimenta e deve continuar no Hospital por aproximadamente 4 meses.