Procon dá dicas para consumidores que vão viajar nas férias de julho
O órgão alerta que é importante planejar a viagem com cautela e observar a reputação dos serviços e fornecedores contratados
O Procon - Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina alerta que com a chegada das férias de julho, é preciso ter cautela na hora de planejar a viagem. Para o diretor-executivo do Procon-Ld, Thiago Mota, o primeiro passo é tomar muito cuidado com os pacotes de viagem. Segundo ele, o órgão tem recebido muitas reclamações de consumidores que contrataram empresas que não cumprem o combinado.
Para quem viaja de avião, um problema comum é ter voo cancelado ou atrasado. E mesmo que a cancelamento ou atraso tenha sido motivado por problemas nas condições climáticas, as companhias aéreas devem prestar assistência aos consumidores. Outro transtorno que pode ocorrer é o extravio de malas em viagens de avião ou ônibus. As empresas são responsáveis pela bagagem e devem entregá-la em até sete dias, no caso das viagens de ônibus e de 7 a 21 dias em viagens de avião. Quando a bagagem não é encontrada, a empresa deve indenizar o passageiro que pode inclusive acionar a justiça por danos morais e também o Procon.
O diretor-executivo do Procon ressalta que o ideal é planejar a viagem com antecedência para economizar, evitar gastos desnessários e problemas. E se o consumidor sentir que teve algum direito violado, deve formalizar a reclamação junto ao Procon, de preferência na cidade de origem.
Em Londrina, o Procon fica na rua Piauí, nº 1.117, Centro. As denúncias podem ser feitas presencialmente ou pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br e pelos telefones (43) 3372-4823, 3372-4824 e 3372-4825. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.