SEGUNDA, 07/11/2022, 15:57

Procon notifica três postos de combustíveis por suposto aumento abusivo em Londrina

Segundo o órgão de fiscalização, há fortes indícios de que estabelecimentos se aproveitaram dos bloqueios nas estradas na última semana para reajustar os valores. Num dos casos, litro da gasolina subiu mais de 50 centavos do dia para noite.

O Procon notificou três postos de combustíveis em Londrina por suposto aumento abusivo nas bombas. A informação foi confirmada à CBN nesta segunda-feira (7) pelo coordenador do órgão de fiscalização, Thiago Mota. Ele lembrou que o Procon visitou praticamente todos os postos na última semana para verificar se a rotina dos estabelecimentos havia sido afetada pelos bloqueios feitos nas estradas por manifestantes que, de forma antidemocrática, protestaram contra a derrota do presidente Jair Bolsonaro nas eleições do último dia 30.

As visitas foram para averiguar situações de desabastecimento e, também, possível reajuste nos valores praticados. Em relação aos três postos notificados, de acordo com Mota, há fortes indícios de que os estabelecimentos se aproveitaram dos protestos para reajustar os preços mesmo sem nenhuma justificativa. Num dos casos, o litro da gasolina subiu mais de 50 centavos e o do etanol mais de 90 centavos do dia para noite. Houve, ainda, o caso de postos que aumentaram o valor e voltaram atrás na decisão dias depois, justamente para evitar a notificação do Procon.

Mota destacou que os estabelecimentos notificados vão ter dez dias para apresentar notas fiscais e outros documentos que deram base à decisão tomada. Caso as irregularidades fiquem comprovadas, conforme o coordenador do Procon, os postos poderão ser autuados e até multados.

Por Guilherme Batista

Comentários