TERCA, 23/10/2018, 18:16

Projeto de lei limita importação de leite no Brasil

Segundo o autor do projeto essa limitação vai trazer benefícios à cadeia leiteira nacional.

Um projeto de lei que impõe limites para a importação de leite no Brasil está em trâmite no congresso nacional. O propósito desse projeto é dar condições de igualdade aos produtores de leite brasileiros, que sofrem com competitividade com produtos importados.

Segundo o autor da lei, deputado federal Sérgio Souza (MDB), esse projeto tem o objetivo de acabar com a desigualdade entre o produto oriundo de países como Argentina e Uruguai que importam matéria prima e insumos com taxação zero de impostos e não possuem uma legislação ambiental tão severa.

O Presidente do SINDILEITE (Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná), Wilson Thiensen, destaca que as importações prejudicam a produção nacional, principalmente por que elas sempre são feitas em período de safra, onde a matéria prima tem um custo mais elevado para o produtor.

Para o Presidente do CONSELEITE (Conselho dos Produtores de Leite do Paraná), Ronei Volp, esse projeto de lei traz medidas benéficas temporárias, já que o Brasil se prepara para se tornar um exportador de leite, e para isso acontecer o mercado nacional não pode ter barreiras a produtos de outros países.

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do país, tendo a atividade presente nos 399 municípios do estado. Em média são produzidos por ano mais de 4,6 bilhões de litros.

Por Bruno Carraro

Comentários