SEXTA, 12/07/2024, 10:34

Projeto que prevê multa de R$ 1 mil para quem for flagrado alimentando pombos é aprovado em primeiro turno na Câmara

Proposta também cria uma campanha de conscientização sobre os prejuízos causados pela superpopulação de aves principalmente no centro da cidade.

Na última sessão antes do recesso parlamentar, nesta quinta-feira (12), a Câmara de Vereadores aprovou, em primeiro turno, um projeto que quer fazer frente à superpopulação de pombos em Londrina. De autoria do vereador Ailton Nantes (PL), a proposta prevê a criação de uma campanha de conscientização para discutir os prejuízos causados pelas aves, principalmente no centro da cidade. A iniciativa é uma de diversas ventiladas no município nos últimos quinze anos para acabar com a infestação dos pombos que vivem no Bosque Central e fazem muita sujeira por lá. Já foram sugeridos repelentes, refletores e até falcões para caçar as aves, mas nada deu certo.

A aposta da vez, por meio do projeto, é endurecer a linha contra os londrinenses que têm o costume de alimentar os pombos. Quem for flagrado dando comida às aves, será advertido. Em caso de reincidência, a punição é multa pesada, no valor de R$ 1 mil. Sobre a sanção ser desproporcional ao ato, o autor do projeto lembrou que o intuito do projeto é educativo, mas que é preciso estabelecer a punição para mostrar às pessoas que a atitude, aparentemente inofensiva, ajuda a aumentar a superpopulação das aves e, por isso, não será mais tolerada.

A Secretaria Municipal do Ambiente se manifestou antes da aprovação em primeiro turno, lembrando que a cidade já conta com um decreto que proíbe a alimentação das aves, e que a fiscalização é feita por uma equipe composta por apenas oito servidores. A ideia, a partir da aprovação do projeto em segundo turno e da sanção da prefeitura, é colocar placas no entorno do bosque alertando sobre a proibição. O projeto volta a ser discutido em agosto, após o recesso parlamentar.

Por Guilherme Batista

Comentários