QUARTA, 16/12/2020, 19:30

Quase 4 mil carteiras de identidade já foram emitidas por meio do sistema 2ª Via Fácil no Paraná

Com tecnologia pioneira, quem solicitar a reimpressão do documento pode atualizar dados e fotos direto do celular.

O Instituto de Identificação do Paraná começou a utilizar uma nova ferramenta para reimpressão do Registro Geral (RG) de maneira remota e que permite que o cidadão envie uma nova foto para integrar o documento. O sistema que era usado anteriormente possibilitava apenas o pedido da 2ª via, mas, agora, também é possível atualizar dados pelos dispositivos móveis ou pelo computador.

O Paraná é o primeiro estado do país a utilizar a tecnologia. Desde sua implantação, em 20 de outubro, 3.847 carteiras de identidade foram emitidas pelo sistema. Além da facilidade do procedimento, a modernização do serviço também busca diminuir as filas em postos de identificação do estado e contribui para medidas de distanciamento por conta do novo coronavirus.

Por enquanto, o recurso está disponível para documentos de identidade emitidos a partir de 2012. Para quem possui RG anterior à data, o sistema ainda vai informar a possibilidade do serviço. Aqueles que não tiverem dados de foto e impressões registradas no sistema vão precisar comparecer ao posto de atendimento para solicitar reimpressão. De acordo com o Instituto de Identificação do Paraná, está sendo estudada uma maneira de ampliar o alcance da ferramenta.

Para pedir a 2ª via do documento através do sistema, basta acessar o site www.policiacivil.pr.gov.br e clicar na aba 2ª via fácil. A reimpressão tem o custo de R$36,72.

Por Victor Assis

Comentários