QUINTA, 01/08/2024, 11:55

Receita Federal lança Portal Compras Internacionais, em parceria com os Correios

Consumidores encontram informações sobre impostos e dicas para comprar com segurança na internet

A Receita Federal do Brasil (RFB) lançou nesta semana, o Portal Compras Internacionais, em parceria com os Correios. O Portal reúne diversas orientações dedicadas aos compradores de produtos importados em plataformas de comércio eletrônico, entre elas informações sobre como resolver problemas, acompanhar pedidos, tirar dúvidas sobre pagamentos e impostos, além de esclarecimentos para que os cidadãos e cidadãs estejam devidamente protegidos contra golpes e informações falsas.

 

Em tempos modernos as informações que o cidadão encontra na internet são as mais variadas possíveis e, geralmente, não são confiáveis.

 

De acordo com Reginaldo Cézar Cardoso, delegado da Receita Federal, o material disponibilizado, traz orientação plena para o comprador de produtos importados em plataformas de comércio eletrônico, auxiliando-o a resolver seus problemas e orientando-o a acompanhar seu pedido, tirar dúvidas sobre pagamentos e impostos e fugir de golpes. Em 2023, 1 milhão de encomendas vindas do exterior chegaram no Brasil.

 

No Portal o usuário encontrará, uma linguagem bastante simples, para atender todas as dúvidas possíveis, proporcionando maior segurança e eficiência, principalmente quando o assunto é compras internacionais.

 

O delegado chama atenção sobre o Programa Remessa Conforme (PRC), criado pela Receita Federal, ele certifica empresas de comércio eletrônico que seguem regras de importação diferenciadas. Comprando nesses sites, as pessoas podem pagar os impostos antecipadamente, no ato da compra dos produtos.

 

Além disso, o Portal traz explicações detalhadas sobre os impostos de importação, incluindo uma ferramenta que estima o valor dos impostos de importação com base no preço da compra, destacando as diferenças entre compras em sites certificados e não certificados.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários