SEGUNDA, 01/04/2019, 06:45

Rede municipal de ensino tem déficit de 200 professores

Secretaria espera que novos docentes assumam as salas de aula no 2º semestre. Atualmente, a prefeitura trabalha com horas extras para atender a demanda.

Seiscentos professores de ensino de Londrina fazem horas extras regularmente da rede municipal todos os meses. A secretária municipal de educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes explica que isso acontece devido licenças médicas, afastamentos ou faltas, as substituições, muitas vezes, são de forma repentina. Nesses casos, são chamados docentes da própria rede para suprir a demanda.

Mas, além desses casos excepcionais, a secretaria precisa de horas extras de outros profissionais para suprir a demanda de um déficit de 200 professores. São vagas que estão em aberto por exonerações ou aposentadorias. A intenção é que sejam chamadas pessoas que passaram em concursos vigentes para assumir esses postos de forma definitiva.

A secretária afirma que a expectativa é que sejam contratados, para o 2º semestre, pelo menos 222 novos professores.

Segundo levantamento do Conselho Municipal de Educação, um professor dá conta de até 16 crianças de educação infantil. Já em turmas do ensino fundamental, é necessário um professor para cada 30 alunos.

Por Claudia Lima

Comentários