QUARTA, 18/07/2018, 19:18

Região de Londrina gera, só na área da indústria, mais de 750 novos postos de trabalho de janeiro a maio desse ano

Esse resultado feito em um levantamento pela Fiep aponta que é sinal de recuperação pós crise do setor.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep fez um levantamento do setor industrial na região de Londrina.

As cidades incluídas na pesquisa pelo departamento econômico da Fiep são: Londrina, Cambé, Ibiporã, Pitangueiras, Rolândia e Tamarana.

Essas cidades já empregaram, até maio deste ano, mais que o dobro da quantidade de pessoas contratadas durante todo o ano de 2017.

De janeiro a maio, desse ano, foram 756 novos postos criados. O saldo entre contratações e demissões, de janeiro a dezembro do ano passado, foi de 347 vagas de trabalho na microrregião.

Das 34.289 indústrias de transformação sediadas no estado, 2.686 estão nesta microrregião. Porém, dentro da microrregião, mais de 67% do Produto Interno Bruto – PIB vem de Londrina.

De acordo com o economista da Fiep, Evânio Felippe, os resultados apontam para um período de recuperação pós-crise. A estratégia é unificar o processo de desenvolvimento econômico entre todos os municípios que compreende a microrregião.

A região se destaca nos setores: têxtil, da tecnologia de informação, alimentos e bebidas, além do setor metalmecânico.

Para o economista da Fiep, a metodologia de unificar as cidades e procurar as especificações produtivas de cada setor pode ser aplicada e obter resultados, independente de questões políticas.

Entre os pilares do programa de valorização das riquezas por região, estão planos de atração de novos investimentos, aumento do nível de recursos dos municípios, para isso é preciso aumentar o nível de emprego e renda, e melhoria na qualidade de vida da população da região.  

Comentários