Samu registra mais de 194 mil ligações na região de Londrina em 2025
Apenas no mês de janeiro deste ano, quase 10 mil ambulâncias foram deslocadas para atendimento
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou um aumento de 9,2% no número de ligações na Regional de Londrina.
Em 2024, a central de atendimento registrou 178.057 ligações, com 3.958 orientações médicas e 127.775 envios de equipes. Já em 2025, houve crescimento no volume de chamadas, totalizando 194.540 ligações, além de 4.779 orientações médicas e 127.134 despachos de viaturas para atendimentos e encaminhamentos à rede de saúde.
Entre os principais tipos de ocorrências atendidas e concluídas foram:
- Clínicas: suspeita de infarto, AVC, crises asmáticas, desmaios, convulsões, crises diabéticas e febre alta;
- Traumáticas: acidentes de trânsito e quedas;
- Atendimentos obstétricos, envolvendo gestantes e partos;
- E ocorrências psiquiátricas envolvendo pacientes em crises de saúde mental.
Embora muitas ocorrências resultem no deslocamento de ambulâncias, grande parte do trabalho do Samu começa ainda por telefone, via central de regulação médica, onde profissionais especializados avaliam cada chamada.
As quase cinco mil orientações médicas na Regional de Londrina, via telefone, no ano passado, permitiram que os recursos fossem direcionados aos casos mais graves, garantindo maior eficiência e rapidez no atendimento emergencial.
O ritmo intenso segue em 2026. Somente em janeiro, o Samu em Londrina contabilizou 16.349 ligações, 420 orientações médicas e 9.942 deslocamentos de ambulâncias. Além do atendimento direto à população, o serviço atua de forma integrada com hospitais, UPAs, Corpo de Bombeiros e demais unidades do sistema de saúde.
É importante lembrar que, na hora de pedir atendimento, existe diferença nos serviços prestados pelo Samu e pelo Siate. Enquanto o Samu (192) atende casos de emergências clínicas (doenças, infartos, AVCs, desmaios), o Siate (193) é vinculado ao Corpo de Bombeiros e atende traumas físicos, como acidentes de trânsito, quedas, cortes e queimaduras.
O SAMU pode ser acionado por meio do telefone 192, e o SIATE, no número 193. Os dois serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.