SEGUNDA, 16/05/2022, 15:26

Secretaria de Educação suspende três turmas na rede municipal por conta do coronavírus

Duas dessas salas seriam de creche ao lado da Rodoviária, que está com 20 funcionários afastados e enfrenta um surto da doença. Secretária garante que momento está sendo monitorado, mas que ainda não há motivos para preocupação.

A explosão no número de casos de coronavírus registrada nas últimas semanas em Londrina começou a chegar nas escolas municipais. Desde o início do mês, a secretaria precisou fazer a suspensão de três turmas a pedido da Vigilância Sanitária por conta de possíveis surtos de Covid-19. Duas dessas salas ficam na creche municipal Water Okano, localizada ao lado da Rodoviária, na zona leste da cidade. De acordo com o que foi apurado pela reportagem, por lá 20 dos 50 funcionários estão afastados por conta do coronavírus. Procurada pela CBN, a direção da unidade garantiu que o atendimento continua sendo realizado, mas confirmou que os pais foram orientados a manter os filhos em casa, principalmente aqueles que apresentam sintomas de gripe ou outras doenças respiratórias.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (16), a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, confirmou, sem citar as unidades afetadas, que as turmas foram realmente suspensas. Ela garantiu ainda que a situação das escolas é monitorada de perto pela secretaria de forma semelhante ao que ocorreu durante o pico da pandemia, e que, apesar do aumento no número de casos, ainda não há motivos para preocupação.

A secretária também garantiu que vai acatar recomendação da Secretaria de Saúde para que tanto funcionários quanto alunos voltem a usar máscaras no ambiente escolar. No ofício, a Diretoria de Vigilância em Saúde também pede para que as crianças evitem as aglomerações, que os aparelhos de ar-condicionado fiquem desligados, e que sejam mantidos ambientes ventilados nas salas de aula. Maria Tereza destacou que, apesar de haver a recomendação por parte das autoridades sanitárias, caberá aos pais escolher se o que está sendo proposto será ou não acatado.

Também em entrevista coletiva, o prefeito Marcelo Belinati elogiou a recomendação feita pela Secretaria de Saúde, e disse que, se fosse por ele, ela seria ampliada para todos o ambientes, tanto os públicos como os privados. Belinati disse que, felizmente, o aumento no número casos de coronavírus ainda não refletiu em internações e mortes, mas alertou que os cuidados contra a doença precisam continuar.

Por Guilherme Batista

Comentários