SEXTA, 30/10/2020, 19:27

Secretaria Estadual de Educação abre processo seletivo para professores temporários, mas quem é do grupo de risco não poderá ser contratado

O Edital abre 4 mil vagas. Parte dos profissionais selecionados deverão substituir professores que não podem atuar presencialmente por estarem no grupo de risco para Covid-19.

As inscrições do processo seletivo simplificado, para contratação de professores temporários para a rede estadual, começam dia 06 de novembro. O edital prevê mudanças em relação às seleções anteriores. Haverá prova de conhecimento da área para a qual o professor se inscreveu, por exemplo, como etapa classificatória. Já os critérios para prova de títulos e tempo de serviço não mudam. Os documentos e os títulos deverão ser enviados eletronicamente, no ambiente virtual.

Serão oferecidas 4 mil vagas. A taxa de inscrição custa R$ 60 para uma disciplina e R$ 105 para duas disciplinas. As provas serão realizas no dia 13 de dezembro, nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação.

Parte dos profissionais selecionados irá substituir professores do grupo de risco da Covid-19 e que não podem atuar presencialmente. Quem é do grupo de risco pode participar da seleção e será classificado, mas só será chamado quando a situação de pandemia acabar, segundo informações da Secretaria de Educação do Estado. Ou seja, mesmo classificados eles não poderão ser contratados enquanto não houver vacina. O sindicato da categoria está questionando o edital. Segundo o presidente da APP, Márcio André, o critério é injusto com os candidatos com mais de 60 anos ou aqueles que têm doenças pré-existentes.

As inscrições vão até 23 de novembro. A prova será aplicada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Detalhes podem ser conferidos no site https://www.cebraspe.org.br/concursos/

Por Livia de Oliveira

Comentários