SEGUNDA, 30/03/2020, 19:00

Secretaria Estadual de Saúde orienta prefeituras a manterem rotina de vacinação

Documento enviado às 22 regionais de Saúde do estado diz que vacinas contra febre amarela e sarampo devem continuar sendo aplicadas, desde que seguida recomendação de evitar aglomerações.

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, nesta segunda-feira, um memorando esclarecendo que os municípios devem continuar com a rotina de vacinação contra o sarampo e a febre amarela, desde que as orientações do Ministério da Saúde para se evitar aglomerações sejam respeitadas.

O documento, enviado às 22 Regionais de Saúde do estado afirma que os vírus do sarampo e da febre amarela estão em circulação no Paraná e que por isso a orientação é para que a vacinação contra estas doenças seja mantida.

Segundo a Sesa, a campanha do sarampo para pessoas de 20 a 49 anos continua até 22 de maio e está sendo reforçada. A Secretaria destacou que os municípios precisam estar organizados para o atendimento individual e devem realizar a imunização fora de salas de vacinas.

A Sesa divulgou o documento após receber um ofício do Ministério da Saúde, que indicava o adiamento da vacinação de rotina no âmbito do SUS durante a primeira fase de imunização da Influenza, que já começou, em função da grande procura e do registro de muitas aglomerações em diversas cidades do país.

O Governo do Estado já tinha orientado os municípios a fazerem o planejamento de ações e estratégias extramuros, para que as doses sejam aplicadas em casa para pessoas acima de 70 anos, e também pelo sistema de vacinação drive thru.

Caso haja filas, a recomendação da Sesa é de que seja respeitado o mínimo de dois metros de distância entre os usuários.

Comentários