SEGUNDA, 20/09/2021, 07:05

Simpósio de Educação abre programação do 41º Festival Internacional de Música de Londrina

Entre os palestrantes, nomes de destaque no cenário mundial. Todas as palestras e conferências vão ser transmitidas on-line e com tradução simultânea.

A 41ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina já tem data definida, de 5 a 11 de dezembro. Mas, antes disso, numa espécie de esquenta para o maior evento da cidade na área, uma novidade, o 1º Simpósio de Educação Musical.

Entre os palestrantes, nomes de destaque na área e de diferentes países, como Emily Akuno, da Universidade do Quênia e Presidente da Sociedade Internacional de Educação Musical; André de Quadros, da Universidade de Boston; e o professor de Música Africana da Universidade de Port Harcourt, na Nigéria, entre outros convidados.

E a conferência de abertura do simpósio, no dia 1º de outubro, será da queniana Emily Akuno, que desenvolve um trabalho de respeito à diversidade cultural reconhecido internacionalmente. Todas as palestras e conferências vão ser transmitidas on-line, em tempo real e com tradução simultânea.

A diretora pedagógica do festival, Magali Kleber, destaca a participação cada vez maior dos convidados de fora e avalia que o Simpósio vai ser uma oportunidade de reflexão e trocas de informações sobre novas práticas educacionais na área.

Além da programação pedagógica, como sempre o festival também terá a parte artística. Magali Kleber acredita que o Simpósio vai funcionar como uma grande vitrine internacional para o festival e diz ainda que a proposta é justamente ir além da visão mais tradicional da educação musical.

O 1º Simpósio Internacional de Educação Musical é uma parceria do Festival com a Sociedade Internacional de Educação Musical; Associação Brasileira de Educação Musical, UEL e Universidade Federal de Goiás. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Festival. O endereço é fiml.art.br.

Por Marcos Garrido

Comentários