QUARTA, 13/01/2021, 16:53

Sob nova direção, Acesf lança licitação para construção de capela mortuária na zona sul e reafirma compromisso por melhorias na segurança dos cemitérios

Novo superintendente da autarquia, Péricles Deliberador, deve se reunir com secretário de Defesa Social nos próximos dias para discutir o que pode ser feito para coibir o registro de furtos e arrombamentos.

A zona sul de Londrina deve ganhar uma nova capela mortuária nos próximos meses. A licitação que prevê a construção do espaço na avenida Guilherme de Almeida, ao lado da Praça de Juventude do conjunto União da Vitória, foi lançada pela prefeitura nos últimos dias a um custo de R$ 1,1 milhão. O novo complexo terá 276 metros quadrados e contará com duas salas individualizadas para velórios, além de copa, banheiros e área de convívio comum. Também está prevista a climatização das salas com aparelhos de ar-condicionado. O projeto da nova capela foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). A licitação deve ser finalizada em 45 dias e a empresa contratada terá dez meses para concluir os trabalhos.

 

Em entrevista à CBN nesta quarta-feira (13), o novo superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, que é advogado e foi vereador na cidade nas últimas duas legislaturas, garantiu que novas capelas serão construídas ao longo dos próximos anos.

 

Ele também reafirmou o compromisso, firmado pela antiga direção, de melhorar a segurança dos cemitérios. Nos últimos anos, os locais se tornaram alvos fáceis de furtos e arrombamentos. Deliberador contou que pretende se reunir com o secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, nos próximos dias, para discutir o que pode ser feito para coibir o registro dos crimes. Entre as medidas a serem tomadas, segundo ele, estão a ampliação da altura dos muros dos cemitérios, a instalação de câmeras de segurança nos entornos e até a colocação de arames farpados, as chamadas concertinas, ao redor dos postes, para impedir com que os criminosos os utilizem para invadir os espaços.

 

Outra prioridade da autarquia, de acordo com Deliberador, envolve medidas que possam proporcionar a criação de novos jazigos nos cemitérios da cidade.

Por Guilherme Batista

Comentários