QUARTA, 06/01/2021, 18:00

Tecpar testa insumos e produtos usados no combate à Covid-19

De março a dezembro do ano passado, mais de 200 ensaios laboratoriais foram feitos para garantir qualidade das máscaras e do álcool gel produzidos pelas indústrias. 

Garantir que produtos como as máscaras e o álcool gel, entre outros, estão dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. Com a pandemia e as novas demandas do setor produtivo ligado à área da saúde, o Instituto de Tecnologia do Paraná, Tecpar, desenvolveu uma série de novos ensaios laboratoriais para atestar a qualidade dos insumos utilizados pelas indústrias.

Um deles para o controle de qualidade das matérias-primas usadas na produção do álcool 80% glicerinado, do álcool gel 70%, dos frascos e tampas das embalagens, além dos ensaios para produtos já finalizados.

No Centro de Tecnologia de Materiais, onde são realizadas as análises das máscaras descartáveis, de matéria-prima para álcool e frascos para o produto, foram 441 ensaios, em 49 amostras. A metodologia, explica o gerente do Centro, Marco Netzel, é exclusiva do Tecpar e estabelece parâmetros mínimos de proteção que as máscaras devem ter para serem comercializadas.

De acordo com o Instituto, a maioria dos novos ensaios feitos até agora foi de álcool em gel. Entre as mais de 200 amostras do produto analisadas, 90 foram aprovadas para uso na área da saúde e 146 para uso da população em geral.

A gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão, explica que o gel antisséptico, por exemplo, registrado como produto de higiene e destinado apenas para uso em unidades de saúde, precisa ter uma concentração mínima de álcool para ser aprovado pelo órgão.

De acordo com o Tecpar, os técnicos do Instituto analisaram, de março a dezembro de 2020, 260 amostras de produtos relacionados ao combate à Covid-19.

Comentários