SEGUNDA, 01/02/2021, 15:41

Transtornado, preso foge do Creslon e acaba morrendo após invadir casas nas proximidades

Rapaz, que cumpria pena por roubo no regime semiaberto, teria ficado inconsciente após sofrer uma queda enquanto tentava pular entre os quintais. Causas da morte ainda vão ser apuradas.

Um rapaz de 28 anos, identificado como Whanithon Rafael Machado de Silva, morreu após fugir do Creslon, o Centro de Ressocialização de Londrina, no início da manhã desta segunda-feira (1º). Ele cumpria pena por roubo no regime semiaberto e teria conseguido escapar pulando o muro da unidade no momento em que parte dos detentos deixava o local para ir trabalhar. De acordo com o coordenador regional do Depen, o Departamento Penitenciário do Paraná, Reginaldo Peixoto, Silva aparentava estar transtornado e, depois de fugir, saiu correndo gritando pela rua. Ele teria invadido pelo menos duas casas durante a fuga e acabou sofrendo uma queda enquanto tentava pular entre os quintais. O rapaz desmaiou, e uma ambulância do Samu foi acionada para atendê-lo. Mas, quando os socorristas chegaram no local, ele já estava morto.

 

As reais causas da morte do rapaz ainda vão ser apuradas. Há a possibilidade de ele ter usado drogas no interior do Creslon e, por isso, ter escapado transtornado, correndo pela rua. Ele também pode ter batido a cabeça na queda e morrido por conta do ferimento. O corpo de Silva foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Londrina, onde deve passar por exames de necropsia. Só depois do resultado destes laudos vai ser possível confirmar o que causou a morte do preso. Reginaldo Peixoto disse que o Depen também vai abrir uma sindicância para apurar a situação de fuga, e o que pode ter acontecido com o detento no Creslon antes de ele entrar em um estado de surto.

Por Guilherme Batista

Comentários