QUARTA, 22/07/2020, 18:36

TRE divulga primeiros detalhes das eleições no estado e garante realização de pleito com segurança

Presidente do Tribunal afirmou, em entrevista coletiva por videoconferência na tarde desta quarta-feira, que justiça eleitoral paranaense está preparada e adiantou uma série de medidas para as eleições.

Com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional e a definição do novo Calendário Eleitoral, em que o primeiro e o segundo turnos estão marcados para 15 e 29 de novembro, o TRE paranaense realizou uma entrevista coletiva por videoconferência, nesta quarta-feira, para divulgar as primeiras definições de como será a eleição aqui no estado e as medidas de prevenção à Covid-19 estabelecidas pelo Tribunal.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Tito Campos de Paula, afirmou durante a entrevista que a suspensão da biometria, para reduzir o risco de contaminação pelas mãos, um dos pontos já definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, deve acelerar e bastante o processo de votação.

Em resposta a qeuastionamento feito pela reportagem da CBN Londrina, o presidente do TRE disse que ainda não há uma definição sobre diferentes horários de votação, por faixa etária ou grupos de risco para a Covid-19, e que o assunto deve ser definido em breve pelo TSE.

Em resposta a outra pergunta da CBN Londrina, o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Vitor Roberto Silva, garantiu que o órgão está preparado para realizar um processo seguro e dentro da normalidade e citou o fornecimento de equipamentos de proteção individual para todos que trabalharem nas eleições.

O vice-presidente do TRE explicou ainda que existe apenas uma possibilidade para mais um adiamento das eleições em alguns municípios, mas isso depende de autorização do Congresso.

Durante a videoconferência, o TRE também lançou o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, para estimular a participação dos jovens no processo, já que outra preocupação do órgão é a ausência de mesários por conta da pandemia.

Um exército de 120 mil voluntários trabalha nas eleições no estado, segundo o presidente do Tribunal, que aproveitou a entrevista para fazer um apelo aos mais de 400 mil universitários paranaenses a participarem do processo.

Outro projeto lançado pelo TRE é a Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, que vai checar conteúdos divulgados nas redes sociais relacionados ao processo eleitoral e à segurança do voto enviadas pela população para um WhatsApp do órgão.

O whatsapp da Central de Combate à Desinformação do TRE é apenas para mensagens. O número é o 41 9 8700-5100.

Comentários