TERCA, 19/03/2019, 19:29

Varejo paranaense inicia o ano com alta de 8% nas vendas

Pesquisa da Fecomércio mostra que Londrina teve o melhor desempenho de janeiro, com quase o dobro de aumento do faturamento que a média do estado, pouco mais de 15%.

O primeiro mês de 2019 foi de bons ventos para o varejo do Paraná, de acordo com dados divulgados pela Fecomércio. Na comparação com janeiro de 2018, as vendas cresceram pouco mais de 8%. Destaque para as lojas de departamentos, que registraram quase 31,5% de aumento do faturamento. Na comparação com dezembro, mês do Natal e de um histórico salto nas vendas, houve uma queda já esperada de 12,5%.

Entre as regiões do estado analisadas pela pesquisa, Londrina aparece com o melhor desempenho para janeiro, com um aumento de pouco mais de 15% no faturamento do varejo na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na região Oeste, as vendas cresceram quase 13,5%, destaque para as lojas de departamentos, que registraram aumento de 46% no faturamento.

A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, afirma que o aumento nas vendas do varejo da cidade vem desde 2018, em grande parte por causa do agronegócio. E entre os setores com melhores resultados, também as lojas de departamentos, que registraram um crescimento de mais de 30% no faturamento, além das concessionárias de veículos, com quase 23%.

A pesquisa mostra ainda que parte dos trabalhadores temporários contratados no fim de 2018 foi efetivada. O total de funcionários do varejo cresceu quase 2% em todo o estado em janeiro na comparação com dezembro. A pesquisa mostrou ainda que a maioria das contratações foi feita pelas lojas de vestuário e tecidos, que ampliaram os quadros em quase 13,5%. Londrina ficou entre as três cidades que se destacaram na pesquisa nesse quesito, junto com Maringá e Curitiba.

Segundo a coordenadora de pesquisas da Fecomércio, o aumento de pouco mais de 1,7% no número de empregados do varejo daqui revela um movimento positivo da economia local.

Priscila Andrade diz ainda que o otimismo registrado na Pesquisa de Opinião dos Empresários, realizada pela Fecomércio entre novembro e dezembro do ano passado, já foi sentido no aumento dos estoques em janeiro, de quase 10,5% em relação ao mesmo mês de 2018. Os segmentos que mais compraram foram justamente os que registraram melhores vendas, como móveis, decorações e utilidades domésticas e as lojas de departamentos.

Comentários